Você está aqui: Página Inicial > Planejamento e Pesquisa > BIM NO DNIT > BIM NO DNIT > ESTRATÉGIA BIM DNIT

ESTRATÉGIA BIM DNIT

por Luísa Schneiders da Silva publicado 20/08/2018 13h18, última modificação 20/08/2018 13h18

1.


A implantação BIM no DNIT está inicialmente desenhada para ocorrer em CICLOS, com a definição e a realização de uma sequência de projetos-pilotos que possibilitem o aumento gradual:

- da quantidade de pessoas envolvidas;

- da compreensão dos benefícios da mudança;

- do convencimento; e;

- do aprendizado (capacitação) dos envolvidos; sejam gestores, colaboradores internos ou empresas contratadas (projetistas e terceiros prestadores de serviços).

CINCO macro etapas serão realizadas em cada um dos CICLOS:

2.


Como primeiro projeto piloto para implantação BIM no DNIT foi definido programa ´PROARTE´, para recuperação e reabilitação de obras de arte especiais que fazem parte da malha rodoviária federal, sob a responsabilidade do órgão.

O PROARTE faz parte e foi incluído na lista de projetos pilotos definidos pela Estratégia de adoção e exigibilidade do BIM no âmbito do Governo Federal.

3.


O planejamento da implantação BIM incluirá objetivos mais ambiciosos e de longo prazo, mas priorizará a realização de ações que possibilitem o alcance das chamadas ´vitórias-rápidas´ (´quick-wins´), para que os resultados alcançados auxiliem no esforço de comunicação, convencimento e engajamento dos envolvidos.

4.


Em cada CICLO, se buscará alterar os modelos da operação, atualmente baseados apenas em documentos (Desenhos 2D, tabelas e textos), passando a executar processos melhorados, baseados em modelos BIM.

Com a evolução e aprendizado incremental, após a realização de vários projetos pilotos (ou vários ciclos), à médio prazo, espera-se alcançar um novo modelo de operação, com maior inteligência, maior integração e menor risco.

 

5.


A priorização e maximização do uso dos softwares e soluções tecnológicas já adquiridos são premissas para a implementação do BIM no DNIT.

Entretanto, sabe-se desde já, que o diagnóstico e o planejamento da implantação BIM poderá indicar a necessidade da contratação de outros softwares e/ou desenvolvimento de aplicativos específicos.