Você está aqui: Página Inicial > Rodoviário > Operações Rodoviárias > Termos de Cooperação-UFSC > Núcleo de Estudos sobre Acidentes de Trânsito em Rodovias Federais

Núcleo de Estudos sobre Acidentes de Trânsito em Rodovias Federais

por pgoncalves publicado 08/06/2010 14h50, última modificação 08/05/2015 17h25
Estudos para proposição de melhorias das condições de segurança viária da malha viária federal sob jurisdição do DNIT

O Núcleo de Estudos sobre Acidentes de Tráfego em Rodovias – NEA possui como objetivo principal a busca de padrões e soluções que visem o aprimoramento das condições de segurança viária das rodovias do país. Atualmente, são desenvolvidas atividades através da parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e o Departamento Nacional de Infraestrutura – DNIT por meio do Laboratório de Transportes e Logística – LabTrans, onde destacam-se: implantação do Projeto Percepção de Risco no Trânsito das Escolas Públicas em todo território nacional; método e assessoramento do levantamento, coleta e processamento de dados de segurança viária, estudos de adequação das condições de segurança viária de determinadas localidades, elaboração de um sistema de informações de segurança viária e identificação de segmentos críticos.
A identificação de segmentos críticos está diretamente relacionada com a ocorrência de acidentes graves e/ou em grande frequência. De acordo com TRB (2003) não é raro que os acidentes e respectivas gravidades concentrem-se nas interseções, porque as interseções são pontos do sistema viário onde os movimentos de tráfego mais frequentemente entram em conflito entre si. E mesmo que as interseções ocupem pequenas extensões da quilometragem total da malha federal e estadual (4%) é nestas localidades que ocorrem aproximadamente 50% dos acidentes (ALBANO, 2010).
Deste modo, além do desenvolvimento de atividades continuadas no que tange a avaliação das condições de segurança viária em segmentos críticos, propõem-se, dentro deste novo convênio, novos estudos que tratem da identificação das características geométricas das interseções e análise dos padrões dos acidentes ocorridos para cada tipo de interseção, formando assim uma base de dados com informações associadas às especificidades das interseções e suas áreas de influências.
Dentro do Plano de Trabalho aprovado pelo presente convênio, apresentar-se-ão os seguintes produtos divididos em 3 Projetos dentro do convênio.

Projeto 1 - Avaliação das condições da segurança viária de interseções críticas entre rodovias federais: Piloto de Santa Catarina

  • Relatório P1 - Identificação das Interseções entre rodovias federais no estado de Santa Catarina;
  • Relatório P2 - Zona de influência das Interseções entre rodovias federais de Santa Catarina de acordo com características geométricas (em homologação);
  • Relatório P3 - Caracterização das interseções conforme sua geometria, uso do solo e padrão dos acidentes ocorridos (em homologação);
  • Relatório P4 - Identificação das interseções críticas entre rodovias federais de Santa Catarina (em homologação);
  • Relatório P5 - Proposição de melhorias das condições de segurança viária em interseções entre rodovias federais identificadas como críticas em Santa Catarina (em homologação).

 

Projeto 2 - Sistema Georreferenciado de Informações Viárias – Módulos: Segurança e GEO

 

Projeto 3 - Projeto Percepção de Risco no Trânsito nas Escolas