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Núcleo de Estudos de Pesagem

por pgoncalves publicado 08/06/2010 14h50, última modificação 28/05/2015 16h37
Identificação de Sistemas de Pesagem em Movimento (1ª Etapa - Vigência 06/2007 a 10/2009).

O Convênio (TT-102/2007) firmado entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) teve por objetivo desenvolver pesquisas inovadoras na área de pesagem em movimento para veículos de carga, alinhadas com as novas tecnologias desenvolvidas na Europa e nos EUA, tendo como foco a identificação, avaliação e especificação de sistemas de pesagem em movimento ajustados à realidade brasileira, com a utilização de múltiplos sensores (MS-WIM) e a avaliação do efeito do sobrepeso na vida útil do pavimento.

O desenvolvimento da pesquisa aponta para um conjunto de benefícios relacionados à melhoria da eficácia e eficiência da prevenção e fiscalização de peso, indicando o estabelecimento de um novo paradigma na fiscalização do excesso de cargas no país, com redução de custos operacionais e aumento da efetividade na fiscalização.

Como resultados do Convênio TT-102/2007 DNIT–UFSC foram gerados oito produtos previstos no plano de trabalho e doze produtos complementares, a saber: