Você está aqui: Página Inicial > PROARTE > Notícias Proarte > BIM foi tema de discussão na Semana do Planejamento

Notícias

BIM foi tema de discussão na Semana do Planejamento

INSTITUCIONAL

Representantes do DNIT e de diversas empresas debateram a metodologia
por publicado: 19/06/2019 14h12 última modificação: 19/06/2019 14h12

Building Information Modeling (BIM) ganhou espaço especial na manhã desta quinta-feira (13), último dia de palestras da 3ª Semana do Planejamento, organizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no auditório térreo da Autarquia, em Brasília.

A metodologia é um conjunto de tecnologias, processos e políticas que permitem que várias partes interessadas possam, de maneira colaborativa, projetar, construir e operar uma edificação, instalação ou infraestrutura. É um processo integrado para criar, usar e atualizar o modelo digital de uma construção, podendo ser usado por todos os participantes do empreendimento, potencialmente, durante todo o ciclo de vida da construção.

Coordenador do escritório de gestão estratégica, na Diretoria Executiva do DNIT, Anderson Alvarenga apresentou os processos de implantação do BIM na Autarquia. “O BIM já foi discutido em outros painéis aqui da Semana do Planejamento e, por isso, dei um enfoque mais voltado para a questão estratégica”, explicou Anderson Alvarenga. “É importante entender as nuances da estratégia. Isso, com certeza, é diferente no ambiente do DNIT do que ocorre em outras empresas”, concluiu Anderson Alvarenga.

O engenheiro e consultor BIM da MCR Software, Anderson Oliveira, falou sobre o tema projeto Ferroviário em BIM. “Essa metodologia é nova e por isso tentei passar um panorama de como deve ser feito e de como nós implementamos a metodologia aplicada aos projetos ferroviários”, afirmou Anderson Oliveira.

Na última palestra do painel sobre BIM, o engenheiro civil e CEO da empresa de engenharia de Portugal Future BDM, Diógenes Soares, apresentou o desafio da reconstrução rodoviária em Angola, na África.

Novas ferramentas - BIM também pode ser definido como uma nova plataforma de tecnologia da informação aplicada à construção civil e materializada em novas ferramentas (softwares), que oferecem novas funcionalidades e que, a partir da modelagem dos dados do projeto e especificação de uma edificação ou instalação, possibilita que os processos atuais, baseados apenas em documentos, sejam realizados de outras maneiras (baseados em modelos), muito mais eficazes.

O BIM é uma evolução tecnológica e tem sido reconhecido como uma tendência global que, em breve, deixará de ser uma opção e passará a ser condição compulsória para a atuação na indústria da construção. 

Coordenação de Comunicação Social - DNIT