Você está aqui: Página Inicial > Planejamento Estratégico > Governança > Modelo de Governança do DNIT

Modelo de Governança do DNIT

por Luísa Schneiders da Silva publicado 25/01/2017 16h22, última modificação 14/02/2017 18h21

O modelo de Governança implantado no DNIT foi desenvolvido a partir da premissa que os canais de contato entre os diferentes agentes devem ser harmoniosos e alinhados, de forma a obter uma maior eficiência na governança estratégica da Autarquia.

 Atendendo recomendações do Tribunal de Contas da União – TCU foi proposto o Modelo de Governança do DNIT estruturado em 7 Comitês, dos quais 5 já foram implantados e 2 estão em fase de implantação.

  • Comitês de Gestão de Pessoas - (em fase de implantação)
  • Comitês de Ética - (implantado)
  • Comitê de TI - (Implantado)
  • Comitê Estratégico - (Implantado)
  • Comitê de Governança - (Implantado)
  • Comitê de Riscos - (Implantado)
  • Comitê de Relações Institucionais - (em fase de implantação)

 

As principais características do Modelo de Governança são:

  • PATROCÍNIO dos membros da Alta Administração;
  • Baseado em COMITÊS com papéis e responsabilidades bem definidas;
  • FORTALECIMENTO dos mecanismos e componentes da Governança a partir de processos, ferramentas;
  • Estrutura funcional DEDICADA (EGE) para garantir os processos de gestão sancionada em regimento;
  • Implementação por meio de FASES a fim de minimizar a descontinuidade nos processos da Autarquia.

Conforme ilustrado na figura abaixo, foi desenhado, também, o Modelo de Gestão Estratégica a fim de garantir a execução da estratégia e o alinhamento em todos os níveis organizacionais do DNIT.  Cada diretoria do Órgão deverá realizar uma Reunião Estratégica da Diretoria (RED) mensalmente, no intuito de monitorar o Planejamento Estratégico da Autarquia e discutir as iniciativas estratégicas do DNIT. 

 

 

A Reunião de Alinhamento Estratégico (RAE), por sua vez, ocorre trimestralmente, sendo responsável pela deliberação acerca das iniciativas estratégicas, indicadores estratégicos, riscos corporativos e demais assuntos estratégicos do órgão.

 

Duas Reuniões de Alinhamento Estratégico (RAE) já ocorrem no último ano. As ATAS estão disponíveis para consulta e maiores detalhes abaixo. 

Ata de Reunião do

Comitê de Governança

Ata de Reunião do

Comitê de Riscos

Ata de Reunião do

Comitê Estratégico

Resolução RAE

- 001-2016

Modelo de Governança nas Superintendências

O modelo de Governança destinado às Superintendências Regionais e Administrações Hidroviárias seguem  diretrizes idênticas às que nortearam a implantação do novo modelo na Sede do DNIT. Os núcleos de serviço são responsáveis pelo monitoramento das iniciativas estratégicas e medição dos indicadores estratégicos, além da criação de relatórios individuais para os mesmos. A identificação e gestão de Riscos Corporativos também são atividades realizadas pelos núcleos, os quais respondem aos coordenadores. Os superintendentes são responsáveis pelas deliberações referentes às Iniciativas e Indicadores Estratégicos, incluindo possíveis solitações de Planos de Ação à Diretoria Colegiada e pela definição das diretrizes de alinhamento da Gestão de Riscos à Estratégia do DNIT.

CLIQUE AQUI PARA AMPLIAR A IMAGEM