Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Trabalho do DNIT foi marcante na vida dos catarinenses em 2019

Notícias

Trabalho do DNIT foi marcante na vida dos catarinenses em 2019

RETROSPECTIVA

por publicado: 17/12/2019 09h49 última modificação: 17/12/2019 09h49

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) teve muito trabalho no Estado de Santa Catarina em 2019. Uma obra que entrou para a história do Estado, em especial para Florianópolis, foi a construção de terceiras faixas na BR-282/SC, Via Expressa de Florianópolis, a primeira etapa do projeto de ampliação de capacidade da rodovia.

Além de contribuir com a mobilidade urbana na capital dos catarinenses, a obra executada nos 5,6 quilômetros de acesso às pontes que ligam o continente à Ilha, é considerada modelo, tendo sido realizada em período noturno e concluída antes do prazo contratual. Neste caso, a gestão fez a diferença quanto a importância, qualidade e rapidez da obra que foi entregue ao tráfego em junho deste ano.          

Apontada como prioritária pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a duplicação da BR-470/SC vem merecendo a atenção do DNIT em Santa Catarina. No último dia 29 de novembro, o diretor-geral da Autarquia, general Santos Filho, o diretor de Infraestrutura, Euclides Bandeira de Souza Neto, e técnicos da Superintendência Regional, visitaram as obras.

BR-470 - Lote 1 -Excução de revestimento asfaltico com CBUQ.jpg

Está sendo executada a sinalização de mais dois quilômetros no Lote 1, acesso à Navegantes (do Km 2+660 ao Km 3+340), para liberação ao tráfego em meados de dezembro. Ao todo serão concluídos 4,38 quilômetros de pista nova. Também ruas marginais estão sendo liberadas no acesso ao município.

Já no Lote 2 de obras foram liberados ao tráfego dois quilômetros de pista nova (km 29.900 ao Km 31.900). Até o fim do ano, o DNIT trabalha com a possibilidade de liberar mais dois quilômetros. Desta forma, o DNIT concluirá 12 quilômetros contínuos de rodovia duplicada. Ainda no Lote 2 foi liberado o acesso ao município de Ilhota (Km 22+090). 

A BR-470/SC, no segmento entre o km 0,00 e o km 73,18, atravessa importantes núcleos urbanos, como Navegantes, Gaspar, Blumenau e Indaial, onde estão concentradas as indústrias de tecelagem, cristais, porcelanas e metal, dando vazão a produção de toda a região e facilitando o escoamento para o mercado consumidor do país e do exterior.

Foram contratados quatro lotes de obras, envolvendo duplicação e restauração da pista existente, implantação de ruas laterais, recuperação, reforço e construção de obras de arte especiais.

BR-285/SC - O DNIT também está concretizando um sonho dos habitantes da região Sul de Santa Catarina até Missões no Rio Grande do Sul, com a implantação da BR-285/SC, que possui uma extensão total de 744,30 km e faz a ligação entre Araranguá, em Santa Catarina, e São Borja, no Rio Grande do Sul, na fronteira com a Argentina, onde se conecta com a Ruta Nacional 14 através da Ponte Internacional sobre o Rio Uruguai.

No trecho catarinense, o DNIT vem dando prioridade aos serviços de pavimento flexível no contorno, obras de arte especiais e pavimento rígido na Serra da Rocinha, razão da interdição do tráfego no local. Cerca de 70% da obra está concluída. Já foram entregues 7 quilômetros pavimentados e iniciados os serviços de pavimento rígido na Serra. A previsão é de que a obra seja concluída no primeiro semestre do próximo ao ano.

Coordenação de Comunicação Social - DNIT