Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores da autarquia participam de curso sobre tecnologia de pavimentos de concreto

Notícias

Servidores da autarquia participam de curso sobre tecnologia de pavimentos de concreto

CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO

por publicado: 13/11/2018 11h36 última modificação: 13/11/2018 11h36

Na última quarta-feira, 07/11, foi realizado no auditório da Polícia Rodoviária Federal, no Ceará, o curso “Tecnologia de Pavimentos de Concreto: Execução, Manutenção e Reabilitação”. Idealizado pela ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland, o encontro teve como público-alvo servidores da Superintendência Regional do DNIT no estado do Ceará, do Departamento de Estradas e Rodagens (DER/CE) e representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), além de empresas de consultoria do setor privado.

Com foco no aperfeiçoamento constante das obras em pavimento rígido e à necessidade de manutenção dos pavimentos em execução realizados pela autarquia, os participantes puderam abordar temas importantes relacionados com a pavimentação de concreto. Por meio de aulas expositivas, os servidores puderam discutir e debater assuntos referentes à pavimentação de concreto, como projetos, dimensionamento estrutural e geométrico, execução, patologias e manutenção desse tipo de material.

Também chamado de pavimento verde devido às suas características de sustentabilidade, o pavimento de concreto representa um sistema construtivo de alta durabilidade, indicado para estradas e vias de tráfego intenso e pesado, bem como portos e aeroportos. Segundo Márcio Frota, analista participante e organizador do curso no âmbito do DNIT/CE, os conhecimentos adquiridos no treinamento poderão ser aplicados na análise de projetos, execução dos serviços de pavimentação de concreto e manutenção dos trechos existentes.

“Achei o curso bastante proveitoso, pois foi possível tirar muitas dúvidas a respeito do dimensionamento, manutenção e execução desse tipo de pavimento”, explicou. Além de Márcio, o treinamento foi acompanhado por membros do setor de Projetos e Planejamento da Superintendência Regional, além de servidores das Unidades Locais de Fortaleza, Russas, Icó e Sobral. Finalizadas as atividades, os participantes receberão certificado de conclusão do curso a ser emitido pela ABCP.

13/11/2018

ASCOM/DNIT