Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rede de colaboração do DNIT compartilha experiências e boas práticas

Notícias

Rede de colaboração do DNIT compartilha experiências e boas práticas

INSTITUCIONAL

Resultados podem ser vistos em processo licitatório
por publicado: 08/10/2019 16h17 última modificação: 10/10/2019 16h57

Os desafios do dia-a-dia impulsionam a criatividade daqueles comprometidos com os resultados do DNIT, para que, como fruto de cada ação, haja um reflexo positivo para o cidadão brasileiro. Uma iniciativa que ilustra este engajamento é a rede de colaboração existente entre as Coordenações de Administração e Finanças (CAF) das superintendências regionais, que busca unir esforços e integrar as sedes do DNIT dos diferentes estados brasileiros.

Criada nos encontros dos Coordenadores e ampliada pelas redes sociais, tem como principal objetivo conhecer as possíveis demandas em comum e organizar os processos de contratação, para que todos os demais interessados usufruam daqueles, sem a necessidade de cada superintendência instaurar e conduzir um dossiê administrativo próprio.

Essa ideia arrojada já se tornou realidade no DNIT: por intermédio da licitação de seguro veicular, via Sistema de Registro de Preços, a Superintendência de Rondônia relacionou não apenas a sua frota, mas a de outras unidades nos itens do edital, gerando assim uma significativa economia processual para tais órgãos, além de redução expressiva dos valores contratados, proporcionados pela economia de escala. Um dos itens do certame foi a cobertura da frota de São Paulo, que resultou numa redução superior a 20% , frente ao valor anterior despendido com a seguradora. Mas há notícias de Superintendências com reduções próximas a 50%.

“Isso é fruto de um trabalho competente e importante do DNIT/RO, em benefício do Departamento como um todo, trabalho este que deve ser reconhecido, valorizado e potencializado, funcionando como uma boa prática para contornar a limitação de recursos humanos, que o DNIT atualmente experimenta”, afirma o Coordenador de Administração e Finanças do DNIT/SP, Raul Capp Palotta.

A rede de colaboração tem mostrado empenho em cumprir com o objetivo institucional da autarquia, e o desempenho visto no caso relatado, com o inequívoco apoio da Diretoria de Administração e Finanças, suas Coordenações e demais setoriais, revela que o interesse convergente em promover a excelência dentro do DNIT supera os obstáculos à integração, oferecidos pelas possíveis preferências e divergências dos agentes públicos envolvidos.

Coordenação de Comunicação Social - DNIT