Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Parceria com a Marinha é firmada para conscientizar ribeirinhos na Amazônia

Notícias

Parceria com a Marinha é firmada para conscientizar ribeirinhos na Amazônia

por publicado: 02/08/2018 14h14 última modificação: 03/08/2018 08h28
Crédito: Marinha do Brasil

Crédito: Marinha do Brasil

O DNIT e a Marinha do Brasil firmaram um Termo de Execução Descentralizada para realizar campanhas de educação e conscientização para usuários de hidrovias e a população ribeirinha nos rios Tapajós, Tocantins e Região dos Estreitos. O objetivo é desenvolver  comportamentos positivos para prevenir acidentes na região e reduzir furtos e depredações nas placas e boias de sinalização.

A atuação será articulada entre navios do Comando do 4º Distrito Naval, integrantes da Diretoria de Insfraestrutura Aquaviária da autarquia e o meio acadêmico. Além das atividades educativas, que serão desenvolvidas com o apoio do Navio Auxiliar Pará, haverá visitas técnicas às IP4 da região, o que vai incrementar o acompanhamento da operação dessas infraestruturas.

Os rios Tapajós e Tocantins foram escolhidos porque, juntos, registraram um aumento de 110% na carga transportada entre 2015 e 2017. Isto significa que o tráfego de grandes embarcações está aumentando. Até 2023 os serviços vão se estender por mais de dois mil quilômetros de vias navegáveis e alcançar cerca de 350 mil pessoas, mais de 25% da população paraense. O Termo foi publicado no DOU no último dia 24.

02/08/2018

ASCOM/DNIT