Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ouvidoria do DNIT está integrada ao sistema Fala.BR, do Governo Federal

Notícias

Ouvidoria do DNIT está integrada ao sistema Fala.BR, do Governo Federal

INSTITUCIONAL

Plataforma permite manifestações de todos
por publicado: 11/02/2020 10h54 última modificação: 11/02/2020 10h54

A Ouvidoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) faz parte do Fala.BR, canal integrado para encaminhamento de manifestações (acesso a informação, denúncias, reclamações, solicitações, sugestões, elogios e simplifique) a órgãos e entidades do poder público, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação e o Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos.

O Fala.BR engloba ferramentas que já somam mais de 1,2 milhão de pedidos de acesso e de manifestações, direcionados a órgãos do Poder Executivo Federal. Além disso, atende a cerca de dois mil órgãos e entidades de todos os entes e poderes da federação.

Para as manifestações de sugestão, elogio, solicitação e pedido de acesso necessitam necessariamente da realização de cadastro no sistema. Já as manifestações do tipo denúncia e reclamação podem ser realizadas tanto mediante cadastro como de forma anônima, sendo que o manifestante que optar pelo anonimato não obterá um número de protocolo e nem receberá uma resposta da ouvidoria para sua manifestação.

Os registros de manifestação de forma anônima são tratados como comunicação de irregularidade, nos termos do Decreto nº 9.492/2018.

Após registrada a manifestação, é feita uma avaliação do caso para identificar a melhor forma de tratá-lo. Devido a isso, a ouvidoria poderá responder sua manifestação, solicitar que você a complemente ou prestar orientações.

Conheça a plataforma.

Coordenação de Comunicação Social - DNIT