Você está aqui: Página Inicial > Notícias > O DNIT se importa – ações visam conciliar infraestrutura e responsabilidade ambiental

Notícias

O DNIT se importa – ações visam conciliar infraestrutura e responsabilidade ambiental

por publicado: 13/06/2017 10h55 última modificação: 13/06/2017 17h43

Em 1974, a Organização das Nações Unidas – ONU – estabeleceu 5 de junho como o dia internacional do meio ambiente. Mais que de comemoração, este dia é de reflexão sobre nossas concepções de desenvolvimento. Segundo a ONU, desenvolvimento sustentável é o que possui equidade intergeracional: além de atender as necessidades da presente geração, não compromete as necessidades das que ainda virão.

Nosso padrão de crescimento econômico gera grandes impactos sobre o planeta. Embora a maior parte dos recursos naturais não seja renovável, ainda não encontramos uma forma consensual de tratar este problema, seja na esfera local, regional, nacional ou global.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – Dnit – é referência nacional no planejamento e execução de ações para potencializar os impactos positivos e para evitar, reduzir ou compensar os impactos negativos de seus empreendimentos, buscando dispor aos brasileiros a infraestrutura de transporte de forma equilibrada: atendendo as necessidades atuais e antevendo as necessidades futuras.

Do planejamento à operação, a Autarquia segue os procedimentos exigidos pela legislação ambiental, explorando as interrelações nos meios biótico, físico e socioeconômico, ao encontro da sustentabilidade. Mais do que crescimento econômico, o Dnit busca o desenvolvimento nacional, conciliando a infraestrutura logística com a responsabilidade socioambiental.

A melhor maneira de se enfrentar os desafios ambientais emergentes começa pelo reconhecimento das externalidades causadas por nossas atividades. Para tanto, acompanhe, neste mês de junho, esta exposição sobre a infraestrutura de transporte e sua interação com o meio ambiente e conheça as principais atividades realizadas pelo Dnit visando o desenvolvimento sustentável. 

DNIT comemora o Dia do Meio Ambiente com exposição temática

Anualmente o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente com feiras e atividades. Este ano a autarquia inovou e, ao invés da simples distribuição de brindes, realizou uma exposição propondo uma reflexão de todos os colaboradores a respeito das atividades do órgão.

Para tanto, foram criados textos e imagens, expostos em painéis reciclados das divisórias do edifício sede, que foram colocados no mezanino, em frente ao restaurante do prédio. Ao todo são dez painéis, cada um sobre um tema, todos voltados para o posicionamento adotado no órgão com relação aos impactos causados pelos empreendimentos de infraestrutura, bem como as medidas tomadas para evitar, reduzir ou compensar os danos ambientais.

O DNIT se importa, é o tema do primeiro painel e convida o público em geral a acompanhar, neste mês de junho, a exposição sobre a infraestrutura de transporte e sua interação com o meio ambiente. “Mais do que crescimento econômico, o DNIT busca o desenvolvimento nacional, conciliando a infraestrutura logística com a responsabilidade socioambiental”.

Superintendências também realizam programação alusiva à data

Várias atividades marcaram a semana do Meio Ambiente nas Superintendências e Unidades Locais do DNIT. A programação teve como objetivo mostrar para a sociedade as medidas de mitigação e/ou compensação desenvolvidas pela autarquia nos empreendimentos.

A Superintendência do DNIT em Porto Alegre apresentou a exposição “Nossos bichos: guia dos animais da região de Pelotas e Rio Grande – RS”, reproduzido do livro de mesmo nome lançado em 2014, fruto do trabalho de monitoramento de fauna realizado durante a duplicação da BR-116/392. Registros de anfíbios, répteis, peixes anuais, mamíferos e aves coloriram o local.

A Superintendência Regional de Sergipe promoveu uma palestra sobre sustentabilidade e iniciou a construção do Plano Logístico Sustentável do órgão. E servidores do DNIT em Tubarão, Santa Catarina, plantaram uma muda de Figueira na sede, no Sul do Município; e os do Piauí assistiram uma palestra sobre a avaliação de desempenho ambiental de obras e projetos de rodovias.

Em Pelotas, no Rio Grande do Sul, durante todo o mês de junho, serão realizadas palestras, visitas guiadas em praça pública e distribuição de material educativo-informativo nos municípios interceptados pelas obras de duplicação da BR-116/RS, entre Guaíba e Pelotas. A Unidade Local ainda comemorou a data com a exposição fotográfica Aqui tem Gestão Ambiental!.

13/06/2017

ASCOM/DNIT