Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Maio Amarelo: Atividades recreativas marcam projeto em escolas na BR-070/GO

Notícias

Maio Amarelo: Atividades recreativas marcam projeto em escolas na BR-070/GO

Alunos de Cocalzinho, Girassol e Edilândia aprendem atitudes para um trânsito seguro
por publicado: 25/05/2016 17h01 última modificação: 25/05/2016 17h08

Como parte das ações do movimento Maio Amarelo, o DNIT implementou o projeto “Percepção de Risco no Trânsito” em escolas públicas situadas às margens da BR-070, em Goiás. Nesta semana, a equipe da Coordenação de Operações Rodoviárias do DNIT realizou ações educativas voltadas para Educação no Trânsito, em Cocalzinho, Girassol e Edilândia. Estudantes de quatro escolas aprenderam, com muita diversão, os conceitos de segurança no trânsito.

Durante a atividade, houve uma apresentação de teatro de fantoches que, numa linguagem infantil, esclareceu às crianças sobre a importância de ter segurança no trânsito para não colocar a vida em risco. Os assuntos abordados foram desde atravessar a rodovia na faixa de pedestre até falar com seus pais sobre o comportamento adequado ao volante.

Com os olhinhos atentos e curiosos, as crianças também simularam situações pertinentes ao convívio no trânsito e as principais dificuldades enfrentadas pelo pedestre, ciclista e passageiro, em um circuito lúdico montado pela equipe do DNIT que representava a cidade e as vias de trânsito, repletas de placas, sinalização e travessias de pedestres. 

Cheios de energia, eles fizeram o papel do pedestre, do ciclista, e tinham que ficar atentos às cores do semáforo. “Aprendi que o sinal vermelho é para parar, verde para passar e amarelo prestar muita atenção”, explicou Heloísa Sousa, sete anos, aluna da escola Maria do Carmo, em Girassol.

  

O projeto objetiva sensibilizar a população, a partir de professores e alunos, sobre a necessidade de adoção de medidas preventivas, principalmente no tocante à mudança de comportamento, e com isso contribuir para a redução dos acidentes de trânsito. O “Percepção de Risco no Trânsito” existe desde 2007, em Santa Catarina. Neste ano, foi ampliado para Goiás e deverá alcançar todo o Brasil.

A cada ano, cerca de 45 mil pessoas perdem suas vidas em acidentes de trânsito no Brasil. A violência envolve motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas. Dados do Ministério da Saúde apontam que, em 2014, os acidentes resultaram em 43.075 mortes e 201.000 feridos hospitalizados. Grande parte dos acidentes é provocada por imprudência.

O Movimento Maio Amarelo surgiu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil visando a redução dos acidentes de trânsito.

 

25/05/2016

Assessoria de Imprensa/DNIT