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Juiz de Fora: alça do viaduto sobre linha férrea é aberta ao tráfego e construção de nova estrutura está em fase de início de obras

INFRAESTRUTURA

Complexo de viadutos foi definido a partir do PROSEFER e visa eliminar o conflito entre passagem de trens e tráfego urbano
por publicado: 10/09/2019 17h12 última modificação: 12/09/2019 08h16

Foi aberta ao tráfego, nesta quarta-feira (11), a alça do viaduto Augusto Franco sobre a ferrovia EF-040, em Juiz de Fora, obra executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT por meio de convênio com a Prefeitura Municipal. Em fase final de licitação, as obras do viaduto Praça dos Poderes devem ser iniciadas até o final do mês. As estruturas integram um complexo de viadutos e pontes que estão sendo construídos na área central com o objetivo de eliminar o conflito entre a circulação de trens e o fluxo de veículos e de pessoas na cidade, onde mais de 25 comboios de vagões passam diariamente.

Estas obras foram definidas a partir do Programa Nacional de Segurança Ferroviária em Áreas Urbanas – PROSEFER. Este programa do DNIT realiza estudos e pesquisas para definir ações e intervenções visando aumento da segurança e melhoramento das operações ferroviárias em locais de interferência com áreas urbanas e rodovias, visando à melhoria das condições de transporte e mobilidade.

Com base nos apontamentos do PROSEFER, o DNIT firmou convênio com a Prefeitura de Juiz de Fora em 2011, no valor de R$81,3 milhões, para a construção de seis viadutos, três pontes e seus acessos. O DNIT é o responsável por 90% dos recursos aplicados nas obras e também faz a aprovação técnica dos projetos, fiscalizando sua execução. Já foram concluídos a ponte da Rua Antônio Lagrota; a  ponte da Praça dos Poderes; a ponte dos Tupynambás e seus acessos; a alça do viaduto Augusto Franco (sobre a EF-040), que está sendo aberta ao tráfego. O viaduto da Praça dos Poderes é a próxima obra a ser executada. Os viadutos Benjamin Constant e Mariano Procópio estão em fase de projeto.

A alça de descida no viaduto Augusto Franco promove a interligação direta entre as avenidas Brasil,  rua Ângelo Falci e avenida Francisco Bernardino, reduzindo em mais de 40% o fluxo de veículos na praça Antônio Carlos, sobretudo o relativo ao sistema de transporte coletivo urbano, aliviando o tráfego nesta  região e com reflexos diretos no desempenho das vias saturadas da área central, sobretudo nas avenidas Itamar Franco e Getúlio Vargas.

Alça viaduto Juiz de Fora 1.jpg

 

 

Coordenação de Comunicação Social – DNIT