Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Instalação Portuária em Mosqueiro/PA retomará transporte fluvial

Notícias

Instalação Portuária em Mosqueiro/PA retomará transporte fluvial

DNIT dá início às obras por meio da AHIMOR

por publicado: 21/01/2016 18h04 última modificação: 21/01/2016 18h04
O DNIT, por meio da Coordenação Geral de Administração Hidroviária da Amazônia Oriental – AHIMOR,  deu início, nesta quinta-feira (21), às obras de construção da Instalação Portuária de Pequeno Porte na  ilha de Mosqueiro, distrito de Belém. Quando concluída, a obra possibilitará o retorno da linha regular de transporte fluvial e o transporte de pequenas cargas, melhorando o abastecimento da ilha, além de incentivar o turismo local.
           
Com a Instalação Portuária em Mosqueiro, a população vai contar com um ambiente seguro e urbanizado, incluindo terminal para abrigar os passageiros, guichês para venda de bilhetes de passagem, sala de espera,  administração, fiscalização, vigilância sanitária, guarda de volumes, lanchonete e sanitários. Outro benefício é a minimização dos feitos poluentes dos barcos que atracam.
O projeto a ser implantado também prevê a construção de estrutura de concreto armado para trapiche, cais flutuante, passarela metálica de acesso de pedestre.  Após a conclusão da obra, a administração da estrutura caberá à Prefeitura de Belém, que foi também foi responsável pela realocação de comércios existentes no local. 
Administração Hidroviária
Desde o segundo semestre de 2015, a Administração Hidroviária da Amazônia Oriental  - AHIMOR passou a integrar a estrutura do DNIT, Autarquia que tem atua nos modais hidroviário, rodoviário e ferroviário com o objetivo de implementar a política de infraestrutura do Sistema Federal de Viação, compreendendo sua operação, manutenção, restauração ou reposição, adequação de capacidade e ampliação mediante construção de novas vias e terminais.

21.1.2016

ASSESSORIA DE IMPRENSA - DNIT