Você está aqui: Página Inicial > Notícias > DNIT publica licitação para plantio compensatório em São José do Rio Preto (SP)

Notícias

DNIT publica licitação para plantio compensatório em São José do Rio Preto (SP)

INFRAESTRUTURA

A contratação do serviço atende às condicionantes ambientais das obras de duplicação e restauração da BR-153/SP
por publicado: 09/08/2019 11h21 última modificação: 09/08/2019 11h21

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou o aviso de licitação para contratar a execução de plantio compensatório no município de São José do Rio Preto (SP). A sessão pública, na modalidade Regime Diferenciado de Contratação (RDC), será aberta no próximo dia 27 de agosto, e prevê o investimento aproximado de R$ 4,5 milhões, por um período de 40 meses.

Os serviços atendem às condicionantes ambientais impostas para a realização das obras de duplicação, restauração e melhoramentos na BR-153/SP – travessia urbana do município – e que estão em andamento, visando adequar sua capacidade ao volume de tráfego em expansão, melhorando fluidez e a segurança dos usuários, além dos reconhecidos benefícios econômicos para a região.

O edital publicado prevê o reflorestamento com espécies vegetais nativas, devido às intervenções promovidas em Área de Preservação Permanente (APP) por conta do empreendimento. Será exigido o plantio de quase 52 mil mudas em uma área de 311.313 km², pertencente ao Instituto Florestal do Estado de São Paulo, denominada Estação Experimental de São José do Rio Preto. O local escolhido promove a interligação com fragmentos florestais já existentes, e por este motivo assume grande importância para a ampliação do habitat da população animal e a conservação da diversidade.

Além do plantio das espécies arbóreas, integra o escopo do objeto licitado a manutenção das mudas em períodos preestabelecidos, por meio de roçada, adubação, irrigação, controle de formigas e replantio de mudas que, eventualmente, venham a morrer durante a execução dos serviços.

Coordenação de Comunicação Social - DNIT