Você está aqui: Página Inicial > Notícias > DNIT publica edital de licitação para conclusão das obras de readequação da linha férrea e de pátio de manobras em Barra Mansa/RJ

Notícias

DNIT publica edital de licitação para conclusão das obras de readequação da linha férrea e de pátio de manobras em Barra Mansa/RJ

INFRAESTRUTURA

Atualmente são construídas casas para reassentamento das famílias afetadas
por publicado: 17/09/2019 09h17 última modificação: 17/09/2019 10h10

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT vai concluir as obras de adequação da linha férrea e transferência do pátio ferroviário em Barra Mansa, no Rio de Janeiro. Iniciadas em 2010, as obras foram paralisadas em 2014 devido à necessidade de realizar desapropriações e reassentamentos. Superada essa fase, a execução do projeto será retomada. O edital de licitação para contratação das obras remanescentes foi publicado na última semana.

As obras em Barra Mansa têm como objetivo transferir as manobras de operações ferroviárias do centro da cidade, onde ocasionam transtornos aos cidadãos, para uma área em Anísio Brás, sem prejuízos operacionais para as empresas concessionárias, possibilitando a utilização das áreas centrais pela prefeitura municipal para a execução de intervenções urbanísticas indispensáveis ao desenvolvimento da cidade. As obras foram definidas no âmbito do Programa Nacional de Segurança Ferroviária em Áreas Urbanas – PROSEFER.

 Pas José Magalhães sem data.JPG

Passarela José Magalhães

Desapropriação

Para que o DNIT pudesse executar as obras, foi necessário desapropriar mais de 40 unidades habitacionais. Muitas foram indenizadas financeiramente e outras 22 famílias serão reassentadas. Atualmente, o DNIT está construindo 17 casas no local denominado "Campo do Ferroviário"; outras cinco casas serão construídas na "Várzea do Quartel"- regiões centrais de Barra Mansa, bem próximas ao local da antiga residência (foto).

Serão aplicados, no projeto como um todo, um total R$ 94 milhões. As seguintes obras já foram executadas: Viaduto Saudade; Passarela da Saudade; Passarela Homero Leite; Passarela José Magalhães; Viaduto ferroviário; Ponte Ferroviária  Rio Barra Mansa; Viaduto Saint Gobain e Pátio Anísio Brás​.

A obras a serem executadas são: Ponte rodoviária Córrego Cotiara; Passarela do Parque da Cidade; Passarela da Prefeitura; Passarela Campo do Ferroviário e ponte rodoviária no rio Barra Mansa. Também será executado, pelas concessionárias, o realinhamento das linhas da MRS (2) e FCA (1).

Viaduto da Saudade Aérea.JPG

Coordenação de Comunicação Social - DNIT