Você está aqui: Página Inicial > Notícias > DNIT publica editais para reformas e modernização de quatro eclusas no Sul

Notícias

DNIT publica editais para reformas e modernização de quatro eclusas no Sul

INFRAESTRUTURA

Barragens de Amarópolis, de Fandango e do Anel de Dom Marco, na hidrovia do rio Jacuí, além da barragem de Bom Retiro do Sul, na hidrovia do rio Taquari, serão contempladas
por publicado: 21/10/2019 12h00 última modificação: 21/10/2019 12h00

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Administração Hidroviária do Sul (AHSUL) – órgão descentralizado da Autarquia -, publicou editais de licitação para elaboração de projeto básico e executivo de recuperação e modernização das quatro eclusas do Sul, localizadas no Rio Grande do Sul. O documento está disponível no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (21).

Assim, as barragens de Amarópolis, de Fandango e do Anel de Dom Marco, todas na hidrovia do rio Jacuí, além da barragem de Bom Retiro do Sul, na hidrovia do rio Taquari, receberão obras de reformas, recuperações e/ou modernizações das estruturas.

Eclusas - São obras de engenharia que permitem que embarcações superem desníveis em cursos de água, ou seja, subam ou desçam os rios ou mares em locais onde há rebaixamentos. São normalmente construídas em barragens, quedas de águas, corredeiras ou hidrelétricas.

Hoje existem oito eclusas sob a responsabilidade do DNIT. Dessas, quatro ficam no Rio Grande do Sul (Fandango, de Amarópolis, de Dom Marco e de Bom Retiro do Sul), duas em São Paulo (Três Irmãos e Jupiá), uma no Pará (Tucuruí), e uma na Bahia (Sobradinho).

Clique aqui e veja os editais de licitação.

Coordenação de Comunicação Social – DNIT