Você está aqui: Página Inicial > Notícias > DNIT promove ações pelo Maio Amarelo

Notícias

DNIT promove ações pelo Maio Amarelo

Ponte de Laguna/SC é iluminada pelo amarelo; escolas em Goiás têm atividades de conscientização no trânsito
por publicado: 10/05/2016 10h51 última modificação: 10/05/2016 10h51

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes está engajado no Movimento Maio Amarelo e, para tanto, vem desenvolvendo diversas ações.Desde o dia 1º, a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna – Santa Catarina, está iluminada com a cor amarela e nas rodovias federais estão sendo distribuídos materiais educativos. Na última quinta-feira (5), ações de conscientização dos motoristas foram realizadas na BR- 101/SC, em Araranguá, junto ao posto de pesagem, e na BR-470/SC.

Em Brasília, a Catedral e os Ministérios, entre outros, também receberão a iluminação na cor amarela. No DNIT sede, a equipe da Coordenação de Segurança e Engenharia de Trânsito (COSEENTR/CGPERT), participou de um curso preparatório sobre a Educação no Trânsito para realizar atividades nas escolas de Goiás. Os servidores também estão trabalhando com laços amarelos no peito, símbolo da campanha.

O evento, que faz parte do movimento Maio Amarelo, ocorrerá em Cocalzinho/GO, nos dias 23, 24 e 25 de maio e contará com a participação de estudantes de quatro escolas. A equipe do DNIT irá montar um circuito lúdico para as crianças com equipamentos que vão simular situações pertinentes ao convívio no trânsito e as principais dificuldades enfrentadas pelo pedestre, ciclista e passageiro. Também será ministrada uma palestra acerca do tema, além de apresentação de teatro de fantoches e distribuição de livros para a criançada.

A cada ano, cerca de 45 mil pessoas perdem suas vidas em acidentes de trânsito no Brasil. A violência envolve motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas. Dados do Ministério da Saúde apontam que, em 2014, os acidentes resultaram em 43.075 mortes e 201.000 feridos hospitalizados. Grande parte dos acidentes é provocada por imprudência.

O Movimento Maio Amarelo surgiu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil visando a redução dos acidentes de trânsito.

 

10/05/2016

 

Assessoria de Imprensa/DNIT