Você está aqui: Página Inicial > Notícias > DNIT lança edital para projeto e obras do acesso ao Porto de Miritituba/PA

Notícias

DNIT lança edital para projeto e obras do acesso ao Porto de Miritituba/PA

Empreendimento vai facilitar exportação de grãos
por publicado: 04/02/2015 15h45 última modificação: 25/05/2015 07h44
Empreendimento vai facilitar exportação de grãos

Empreendimento vai facilitar exportação de grãos

     Em mais uma ação do Governo federal para assegurar as melhores condições para escoamento da safra brasileira de grãos pela região Norte, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes publicou, nesta segunda-feira (02/02), o edital de licitação para contratação de projeto e obras implantação e pavimentação do acesso ao porto de Miritituba, num total de 8,3 quilômetros. A avaliação do setor produtivo é de que o acesso vai eliminar um dos gargalos atualmente existentes no caminho entre o produtor e os centros consumidores. É em Miritituba, nas Estações de Transbordo de Carga – ETCs, que a carga transportada nos caminhões, oriundos principalmente da região Centro-Oeste, é transferida para as barcaças que levarão o produto rumo ao exterior.

     A licitação será realizada pelo Regime Diferenciado de Contratação – RDC, na modalidade “Contratação Integrada”, ou seja, a empresa selecionada será responsável tanto pela elaboração dos projetos básico e executivo como também pelas obras de implantação e pavimentação do segmento de 8,3 quilômetros localizado entre o entroncamento com a BR-230 e o Porto de Miritituba.

     O acesso a ser implantado pelo DNIT vai permitir que as cargas cheguem com mais facilidade ao Porto de Miritituba. Em 2014 foram exportados 1,5 milhão de toneladas de grãos pela região Norte e a expectativa dos produtores é de que em 2015 esse número chegue a 4 milhões de toneladas; 8 milhões de toneladas em 2016 e 12 milhões de toneladas em 2017.

     A licitação será realizada na forma eletrônica, por meio do endereço www.comprasgovernamentais.gov.br. O modo de disputa será o “Aberto”, consistindo na apresentação de propostas pelos licitantes em sessão pública, no dia 11/03/2015, às 15 hs, por meio de lances públicos, sucessivos e decrescentes. O critério de julgamento será “Menor Preço”. Nessa modalidade de licitação, o orçamento é sigiloso. O prazo de vigência do contrato será de 18 meses, a partir da assinatura. O edital pode ser acessado clicando aqui.

04/02/2015

ASCOM/DNIT