Você está aqui: Página Inicial > Notícias > DNIT debate sobre o programa ProEclusas em workshop internacional nos EUA

Notícias

DNIT debate sobre o programa ProEclusas em workshop internacional nos EUA

INSTITUCIONAL

por publicado: 13/02/2020 11h06 última modificação: 13/02/2020 11h17

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) marcou presença em um workshop internacional sobre infraestrutura aquaviária. De 11 a 13 de fevereiro, representantes do setor participaram do 38º Annual Lock Maintenance Workshop 2020, na cidade de Champaign, em Illinois, nos Estados Unidos. A Diretoria de Infraestrutura Aquaviaria (DAQ) da Autarquia esteve representada no evento pela coordenadora-geral de Gestão e Operações Aquaviarias, Iviane Cunha e Santos.

O tema manutenção de eclusas foi abordado no encontro e, assim, permitiu ao DNIT apresentar o programa ProEclusas, que tem o objetivo de promover a gestão, a manutenção e a operação das oito eclusas atualmente sob responsabilidade da Autarquia, junto aos trabalhos de ponta em engenharia de manutenção de eclusas e barragens de grandes organizações internacionais, como o Corpo de Engenheiros do Exército Americano (USACE), a Corporação de Desenvolvimento de St. Lawrence Seaway, a Corporação de Gestão de St. Lawrence e a Comissão do Canal do Panamá.

O workshop foi importante para a construção e o fortalecimento de relacionamentos intergovernamentais e também para a troca de ideias e experiências promovidas por meio de conversas e visitas ao laboratório. Várias lições foram aprendidas e buscarão aprimorar a eficiência e a segurança das futuras atividades de manutenção do ProEclusas.

Eclusas - São obras de engenharia que permitem que embarcações superem desníveis em cursos de água, ou seja, subam ou desçam os rios ou mares em locais onde há rebaixamentos. São normalmente construídas em barragens, quedas de águas, corredeiras ou hidrelétricas.

Hoje existem oito eclusas sob a responsabilidade do DNIT. Dessas, quatro ficam no Rio Grande do Sul (Fandango, de Amarópolis, de Dom Marco e de Bom Retiro do Sul), duas em São Paulo (Três Irmãos e Jupiá), uma no Pará (Tucuruí), e uma na Bahia (Sobradinho).

Coordenação de Comunicação Social - DNIT