Você está aqui: Página Inicial > Notícias > DNIT debate importância das hidrovias para o Arco Norte do Brasil

Notícias

DNIT debate importância das hidrovias para o Arco Norte do Brasil

INSTITUCIONAL

Diálogos Hidroviáveis: durante painel foram apresentadas ações do Governo Federal para Derrocamento do Pedral do Lourenço e operação das Eclusas de Tucuruí
por publicado: 28/11/2019 16h38 última modificação: 02/12/2019 11h11

As ações do Governo Federal para o Derrocamento do Pedral do Lourenço e operação das Eclusas de Tucuruí foram apresentadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT em mais uma edição dos Diálogos Hidroviáveis. O evento, realizado em Belém nesta quarta-feira (27), no Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Pará, teve como objetivo discutir a importância das Hidrovias para o Arco Norte do Brasil.

Em sua exposição, o Coordenador-Geral da Administração Hidroviária da Amazônia Oriental (AHIMOR-DNIT), engenheiro David Bessa da Luz, apresentou a caracterização e fase atual do empreendimento Derrocamento do Pedral do Lourenço e ações para obtenção da Licença Prévia junto ao Órgão Ambiental, a fim de viabilizar o tráfego de embarcações e aumentar a navegabilidade no rio Tocantins desde Marabá até o Porto de Vila do Conde, em Barcarena, durante todos os meses do ano.

Também foram apresentadas as ações para a operação e manutenção das Eclusas de Tucuruí, entre elas o lançamento do Pregão Eletrônico nº 340/19, visando a contratação dos serviços de diagnóstico, operação, manutenção e consolidação de documentação técnica do Sistema de Transposição de Desnível da UHE Tucurí/PA, constituído por duas Eclusas e um canal intermediário de navegação. A abertura das propostas está prevista para 02/12/2019.

Os Diálogos Hidroviáveis consistem em um Programa de Integração Permanente de Iniciativas para o Desenvolvimento Sustentável das Hidrovias Brasileiras.

Coordenação de Comunicação Social – DNIT