Você está aqui: Página Inicial > Notícias > DNIT contribui para a implantação de museu ferroviário no interior de SP

Notícias

DNIT contribui para a implantação de museu ferroviário no interior de SP

INFRAESTRUTURA

Bens móveis foram doados à Prefeitura Municipal de Sales Oliveira e ajudarão a resgatar origens da cidade
por publicado: 13/02/2020 10h17 última modificação: 13/02/2020 10h17

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT formalizou, na última terça-feira (11), a destinação de uma parte do seu acervo de bens, originários das estradas de ferro paulistas, ao município de Sales Oliveira, contribuindo para a preservação histórica e cultura da região. O DNIT é o responsável pela administração dos bens não-operacionais da Rede Ferroviária Federal, incluindo os pertencentes à Ferrovia Paulista, desde 2007, quando a RFFSA foi extinta.

A Prefeitura de Sales Oliveira protocolou, junto à Superintendência Regional do DNIT em São Paulo, em outubro de 2019, o pedido de doação dos bens com o objetivo de compor uma seção dedicada à história ferroviária local, dentro do Museu Estação Cultura, instalado na antiga estação ferroviária da cidade. O espaço será restaurado, mediante recursos públicos obtidos por meio do FID - Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos, da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania.

Segundo os representantes do poder público municipal, "o projeto é focado no resgate histórico cultural da estação centenária, desenvolvido pelo Departamento Municipal de Cultura e Turismo, que irá reformular o Museu Histórico, concebendo uma nova identidade visual, outorgando maior destaque à memória ferroviária e enfatizando a importância que a linha férrea tem na formação do município de Sales Oliveira, resgatando valores e histórias esquecidas".

O conjunto destinado pelo DNIT à administração do município é composto por relógios, sinos, máquinas antigas e um aparelho de staff – equipamento utilizado, à época, para controlar a ocupação e o licenciamento de linhas férreas para o tráfego dos trens, tanto de passageiros como de cargas.

Gestão dos bens da RFFSA

 O DNIT vem trabalhando no sentido de prover a melhor destinação destes bens não-operacionais em prol da finalidade pública, fomentando, por intermédio de iniciativas como esta, projetos que resgatam a história e o desenvolvimento do país, disseminando a cultura e a memória dos transportes brasileiros. 

Entre estes bens não-operacionais estão carros de passageiros, locomotivas, vagões e estações ferroviárias, além de outras peças, como móveis e outros instrumentos. Para preservar este patrimônio ferroviário, principalmente pelo seu valor histórico, o DNIT celebra Termos de Cessão de Uso gratuitos com as prefeituras, órgãos públicos e entidades civis interessadas na sua utilização e preservação.

 

doaçao DIF2.jpg

 

Coordenação de Comunicação Social - DNIT