Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dia Mundial em Memória das Vítimas do trânsito reflete sobre preservação da vida

Notícias

Dia Mundial em Memória das Vítimas do trânsito reflete sobre preservação da vida

INSTITUCIONAL

O tema deste ano é "A vida não é uma peça de carro"
por publicado: 14/11/2019 17h14 última modificação: 14/11/2019 18h37

Em 2019, o Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito será lembrado no dia 17 de novembro. A data é recordada anualmente no terceiro domingo do mês. Mais do que um dia no calendário, trata-se de um momento de reflexão dos motivos que levam tantas pessoas a se tornarem vítimas do trânsito em todo o mundo.

Neste ano, as ações serão realizadas ao redor do tema "A vida não é uma peça de carro". O slogan foi definido pela Federação Europeia de Vítimas de Trânsito (FERV), que trabalha para a prevenção de acidentes e no fortalecimento de contatos e na colaboração entre associações de vítimas de trânsito de vários países.

A campanha provoca uma reflexão no sentido de que não é possível comprar, trocar ou consertar uma vida perdida. Neste dia serão homenageadas as pessoas que morreram em decorrência das fatalidades do trânsito, mas também familiares, amigos, equipes de emergência, policiais e profissionais médicos que lidam diariamente com as consequências traumáticas das mortes e lesões no trânsito.

De acordo com o Relatório Global sobre o estado da segurança viária, publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2018, o número de mortes no trânsito chega a 1,35 milhão por ano, ou seja, cerca de 3.700 pessoas morrendo em estradas do mundo todos os dias.  Os dados relatam que, no Brasil, a cada hora, quatro pessoas morrem no trânsito. 

Campanha - O Dia em Memória das Vítimas de Acidente de Trânsito surgiu em 1993, pela Road Peace, organização do Reino Unido, com o objetivo de chamar a atenção para os desastres que tiram a vida de milhões de pessoas todos os anos no mundo. Desde então, a data é também promovida pela Federação Europeia de Vítimas de Trânsito e suas organizações associadas. Em 2005, a Organização das Nações Unidas adotou a data para mobilizar países de todo o mundo para lembrar essas vítimas e também conscientizar sobre os prejuízos de toda ordem com os acidentes trágicos nas ruas e estradas de todo País.

Coordenação de Comunicação Social - DNIT