Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Building Information Modeling – BIM: iniciado novo ciclo de transformação digital do DNIT

Notícias

Building Information Modeling – BIM: iniciado novo ciclo de transformação digital do DNIT

INOVAÇÃO

por publicado: 31/08/2018 16h26 última modificação: 31/08/2018 16h26
Foto: Trimble-Tekla

Foto: Trimble-Tekla

     O  Building Information Modeling - BIM é um conjunto de tecnologias, processos e políticas, que permitem que várias partes interessadas possam, de maneira colaborativa, projetar, construir e operar uma edificação, instalação ou infraestrutura. É um processo integrado para criar, usar e atualizar o modelo digital de uma construção, podendo ser usado por todos os participantes do empreendimento, potencialmente durante todo o ciclo de vida da construção.

    BIM também pode ser definido como uma nova plataforma da tecnologia da informação aplicada à construção civil e materializada em novas ferramentas (softwares), que oferecem novas funcionalidades e que, a partir da modelagem dos dados do projeto e especificação de uma edificação ou instalação, possibilita que os processos atuais, baseados apenas em documentos, sejam realizados de outras maneiras (baseados em modelos), muito mais eficazes.

     Como projeto piloto para implantação do BIM no DNIT foi definido o programa ´PROARTE´, para recuperação e reabilitação de obras de arte especiais, que fazem parte da malha rodoviária federal, sob a responsabilidade do órgão. O PROARTE foi incluído na lista de projetos pilotos definidos pela Estratégia de adoção e exigibilidade do BIM no âmbito do Governo Federal (Programa BIM BR).

     O compromisso assumido pelo DNIT requer que o órgão realize todas as adequações e capacitações necessárias para viabilizar a contratação de projetos e especificações para o programa piloto (PROARTE), em BIM, até o início do ano de 2021.

     Embora o compromisso inicial esteja restrito ao programa PROARTE, a estratégia de adoção e implantação BIM no DNIT é mais ampla e tem objetivos bem mais ambiciosos. O PROARTE é apenas um dos projetos pilotos, e será utilizado como um primeiro passo para viabilizar a capacitação e aprendizado da organização.

 

    O BIM é uma evolução tecnológica e tem sido reconhecido como uma ´mega-tendência´ global que, em breve, deixará de ser uma opção e passará a ser condição compulsória para a atuação na indústria da construção.    


CLIQUE AQUI E CONHEÇA MAIS SOBRE O BIM NO DNIT.
31/08/2018
ASCOM/DNIT