Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aplicativo da Pesquisa Básica de Vulnerabilidade Socioeconômica em teste

Notícias

Aplicativo da Pesquisa Básica de Vulnerabilidade Socioeconômica em teste

INSTITUCIONAL

Desenvolvida pelo DNIT, ferramenta disponibiliza dados das famílias afetadas por obras de infraestrutura
por publicado: 06/12/2019 09h53 última modificação: 06/12/2019 09h53

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT iniciou esta semana, com os moradores ocupantes da faixa de domínio da BR-459/383/MG, o teste do aplicativo da Pesquisa Básica de Vulnerabilidade Socioeconômica  - PBVS. O aplicativo PBVS é uma importante inovação nos programas de reassentamento, pois agiliza o trabalho da equipe de campo, além de proporcionar aos técnicos do DNIT o acompanhamento do trabalho em tempo real.

O aplicativo PBVS disponibiliza os dados das famílias afetadas pelas obras de infraestrutura executadas pela Autarquia. Reúne dados do seu perfil de vulnerabilidade, disponibiliza a documentação completa, faz o controle das famílias beneficiadas e dos selos, permite o acompanhamento temporal e o controle das fraudes, entre outras vantagens.

Outra vantagem do aplicativo PBVS é a superação do uso do papel nos processos de reassentamento, pois todos os dados das famílias serão registrados em meio digital.

Concluída a fase de teste do aplicativo, será desenvolvida a plataforma web que receberá os dados coletados em campo e processará as informações, conforme preconizado pela IS 18/2018. ​

Desapropriação e reassentamento.jpg

 

Coordenação de Comunicação Social – DNIT