Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2ª Semana do Planejamento teve foco nas novas tecnologias aplicadas a engenharia

Notícias

2ª Semana do Planejamento teve foco nas novas tecnologias aplicadas a engenharia

Entre os dias 19 e 21 de junho o DNIT recebeu 900 pessoas em seu auditório para diversas palestras
por publicado: 27/06/2018 13h04 última modificação: 29/06/2018 09h47

Durante três dias, o auditório principal do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, DNIT, foi palco de palestras e debates sobre planejamento. A 2ª Semana do Planejamento ocorreu entre os dias 19 e 21 de junho e, repetindo o sucesso da primeira edição, contou com cerca de 900 pessoas inscritas.

No encontro foram apresentados os principais produtos administrados pela Diretoria de Planejamento e Pesquisa, DPP, e entre os conteúdos imprescindíveis estava o Sistema de Gerência de Pavimentos, SGP, que tem como objetivo fundamental, alcançar a melhor aplicação possível para os recursos públicos disponíveis. Além disso, foram exibidos os levantamentos e ferramentas que subsidiam o próprio sistema e outras ações de planejamento, como: os resultados Plano Nacional de Contagem de Tráfego, estudos geotécnicos, Highway Development and Management – HDM-4 e os levantamentos para caracterização funcional do pavimento.

Outras importantes atividades realizadas na Diretoria e discorrida durante o encontro, foram as projeções para o Plano Nacional de Manutenção Rodoviária - PNMR e as principais tecnologias empregadas nas atividades do DNIT: geotecnologias e metodologia BIM. Como novidade, este ano tivemos palestras sobre desapropriação e reassentamento, meio ambiente e, por fim, Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, EVTEA. O evento também contou com os estandes das empresas parceiras da autarquia, ligadas ao planejamento de infraestrutura de transportes, apresentando equipamentos, produtos e serviços utilizados pelo DNIT.

Ao fim de toda a programação, o coordenador-geral de Planejamento e Programação de Investimentos, Carlos Abramides, premiou com uma placa de reconhecimento os destaques da semana. O palestrante Paulo Gontijo, com a conferência “Novas Tecnologias para Auscutação de Pavimentos” levou o prêmio de melhor palestrante. Já a empresa Dynatest Engenharia levou a placa de melhor estande.  

Todas as apresentações podem ser conferidas no site do DNIT: CLIQUE AQUI.

27/06/2018

ASCOM/DNIT