Você está aqui: Página Inicial > Modais > Infraestrutura Aquaviária

Infraestrutura Aquaviária



A Diretoria de Infraestrutura Aquaviária – DAQ é responsável pela gestão, manutenção, ampliação, modernização, construção, fiscalização, e elaboração de estudos técnicos das hidrovias, portos Interiores e eclusas.

O Brasil dispõe de 21 mil km de hidrovias economicamente navegáveis, em um sistema que conta com 43 Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte – IP4, 51 Portos Públicos, 11 Estações de Transbordo de Cargas e 13 eclusas.

As ações e políticas implementadas nas hidrovias administradas nesta Diretoria têm por finalidade aumentar o escoamento de commodities, diminuir o custo do transporte de cargas, aumentar segurança e, também, garantir melhores condições de atracação para embarcações de pequeno porte e transporte de passageiros.

Para executar as suas ações e tornar a gestão mais eficiente, a DAQ conta com 08 Administrações Hidroviárias, que exercem por delegação, as atribuições operacionais estabelecidas pelo Regimento Interno do DNIT para suas unidades regionais. São elas: AHIMOC, AHIMOR, AHINOR, AHITAR, AHSFRA, AHIPAR, AHRANA e AHSUL.


Administrações Hidroviárias

Políticas Públicas