Barra Mansa/RJ

por 01808694007 publicado 16/06/2015 15h23, última modificação 20/09/2019 17h23
Adequação Geométrica da Linha Férrea no Município de Barra Mansa/RJ.

Edital: 133/07-00

Contrato DIF nº 317/2010 – Integral Engenharia.

Ferrovia: EF – 105

Trecho:     Rio de Janeiro – São Paulo

 

Breve Histórico:

A obra tem como objetivo transferir as manobras de operações ferroviárias do centro da cidade, onde ocasionam sérios transtornos aos cidadãos (inclusive acidentes com mortes), para outro local, sem prejuízos operacionais para as empresas concessionárias, possibilitando a cessão das áreas centrais remanescentes a prefeitura municipal de Barra Mansa visando desenvolvimento do município com intervenções urbanísticas indispensáveis.

As obras de adequação geométrica da linha férrea no Município de Barra Mansa, no Estado do Rio de Janeiro, estão sendo conduzidas pela Diretoria de Infraestrutura Ferroviária do DNIT com o auxílio e fiscalização da Superintendência do DNIT no Estado do Rio de Janeiro (SRERJ). Em função das limitações geográficas do local (rios e montanhas) não foi possível retirar a linha férrea da área urbana deste Município. Contudo, através de pontes, viadutos, passarelas e organização das linhas férreas no perímetro urbano, que estão sendo executados, os traumáticos conflitos entre a ferrovia e o Município serão reduzidos ou eliminados.

Trata-se de uma obra contemplada no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal que também tem como característica a transferência do atual pátio ferroviário, localizado dentro da área urbana do Município, para uma zona rural, o pátio Anísio Brás.

 Viaduto Saudade.jpg

Foto:Viaduto Saudade

Situação atual:

Atualmente a obra está paralisada, desde janeiro/2014, em virtude da falta de frentes de serviço, provocada principalmente pelas dificuldades apresentadas nas desapropriações/reintegrações de posse ao longo do trecho. No ano de 2016 foi assinado o termo de ajustamento de conduta (TAC), com a promessa de reiniciar a obra.

Pontilhão ferroviário sobre a calha ferroviária e rua Dr Dário Aragão

Foto:Pontilhão ferroviário sobre a calha ferroviária e rua Dr Dário Aragão