Você está aqui: Página Inicial > DNIT e Exército Americano capacitam profissionais da área aquaviária

Notícias

DNIT e Exército Americano capacitam profissionais da área aquaviária

Participantes conheceram software que facilita estudos hidroviários
por publicado: 14/07/2017 16h20 última modificação: 14/07/2017 16h20
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - Dnit ofereceu, entre os dias 05 a 14 de julho, na sede em Brasília, dois cursos de treinamento resultantes do contrato firmado com o Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (USACE). Nos cursos, os alunos conheceram o HEC-RAS, River Analysis System (Sistema de Análise Fluvial em tradução livre), software americano desenvolvido pelo Centro Hidrológico de Engenharia (Hydrologic Engineering Center) que facilita os estudos aquaviários.
 
O HEC-RAS é um programa de computador que modela a hidráulica do fluxo de água através de rios naturais e outros canais. No curso básico, que ocorreu entre os dias 05/07 a 07/07, os alunos aprenderam a usar a ferramenta que permite ao usuário proceder a cálculos unidimensionais de fluxos permanentes. O curso foi ministrado pelo engenheiro americano Calvin Creech Ph.D e pelo analista em infraestrutura de transportes do Dnit, Renato Amorim, em português.
 
Entre os dias 10/07 a 14/07 foi a vez do curso avançado, ministrado em inglês pelos engenheiros Stanford Gibson Ph.D, Chris Nygaard e Calvin Creech. O tema foi "Análises computacionais uni e bidimensionais de fluxos não permanentes de transportes de sedimentos e modelagem da temperatura e qualidade da água".
 
As turmas foram formadas por 25 alunos, de várias instituições que atuam na área aquaviária; eles puderam testar, na pratica, a funcionalidade do software que auxilia engenheiros hidráulicos na análise de fluxo de canal e determinação da planície de inundação. Também inclui inúmeras capacidades de entrada de dados, componentes de análise hidráulica, armazenamento de dados e capacidades de gerenciamento e recursos gráficos e de relatórios.
O engenheiro Calvin Creech acredita que o curso foi bem-sucedido e que o Dnit ofereceu todos os recursos para o sucesso, “O Dnit foi ótimo na logística e estrutura para a implementação do curso”, afirmou.E para os interessados, os cursos serão abertos a cada 3 meses. ​
O treinamento realizado em Brasília é fruto do contrato firmado e, 2015 pelo DNIT com o Corpo de Engenheiros do Exército Americano – USACE visando a prestação de serviços técnicos na elaboração de estudos de engenharia fluvial e de navegação, mediante a transferência de conhecimento por meio de capacitação e treinamento. O contrato tem duração de cinco anos. Segundo o diretor geral do DNIT, Valter Casimiro Silveira, a expectativa com este contrato é a absorção de conhecimentos junto a um corpo técnico com reconhecida expertise na área aquaviária, que ajudarão a fomentar o desenvolvimento das hidrovias brasileiras, impulsionando a vocação hidroviária do país.
14/07/2017
                                                                Comunicação Social/DNIT